quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Culpa, não!

Comprei essa semana algumas revistas e entre elas está Pais&Filhos, uma revista muito boa, que me dá varias dicas ótimos com o bebê! A revista tá com uma campanha que eu adorei demais que diz a respeito da culpa que as mães sentem e que pesa demais no relacionamento delas com seus filhos e na própria visão que ela tem sobre si no quesito maternal! Eu sou bem sincera e tenho varias culpas em relação a minha gestação e sobre o nascimento do Gabriel, coisas que realmente me incomodam e por vezes me deixam muito magoada! As frustrações da maternidade são complicadas mas por vezes são intensificadas pelas pessoas a nossa volta com perguntas desnecessária e por muitas vezes feitas sem nenhuma intenção de nos magoar! Na minha gravidez houveram tantos acontecimentos que eu não curti a gestação, não fiquei fascinada com o mundo do bebê e muitas vezes neguei a gravidez, me sinto culpada cada que vez que me lembro de chorar e dizer que não gostava da gestação, do bebê e por tudo que eu estava passando. Ah mas se eu soubesse o quanto seria feliz ao lado desse neném, mas nós temos que aprender na prática e dar espaço para as coisas fluírem para tudo se encaixar em seu devido lugar! Quando o Gabriel nasceu e foi parar na U.T.I fiquei muito sentida e me culpei demais sobre não poder pega-lo no colo, receber visitas, tirar fotos com ele no meu colo na maternidade, não poder amamenta-lo, já me culpava até do parto que optei, cesárea, tantas pessoas falavam: tenta o normal! Será que se fosse o normal tudo isso teria acontecido?! Meu filho sofreu uma separação tão repentina, será que ele se sentiu só?! Quanta culpa, meu Deus! Mas a culpa não para por aí, a amamentação exclusiva realmente eu me senti tão pressionada com tantas coisas por fazer, por pensar, sem paz para nada e amamentar após a chegada em casa foi tão difícil  cobrada, complicada, desisti na primeira vez que aconteceu algo errado, desisti de lutar pelo meu bebê tomar apenas o meu leite, me sinto péssima e não preciso de julgamentos por isso! Mudei de pediatra por achar que pagar a consulta tava caro, me senti culpada por pensar apenas no meu bolso e não seguir com aquele pediatra maravilhoso, encontrei uma do plano de saúde que deu uma mega enfase: "Marcar a consulta apenas após um mês da anterior se não o convenio não paga, viu?!" Me senti uma péssima mãe. Terei que voltar ao trabalho e por mais que adore o trabalho, eu amo meu filho, amo acompanhar suas aprendizagens e suas gracinhas, não queria de forma alguma coloca-lo na creche antes do primeiro ano, mas a necessidade me obriga! Eu só fico aflita em como a sociedade cobra de nós mães, principalmente as mais novas, cobram desde a descoberta da gravidez, primeiro somos novas demais, depois somos relapsas, poxa cuidamos do nosso filho como nossas mães, avós cuidaram da gente, afinal são os nossos exemplos mais próximos e por que não confiar?! Nos cobramos demais e sentimos culpas demais, quando seremos livres e poderemos ser aquilo que nós nos sentimos mais confortáveis para fazer/ser?!



Um comentário:

  1. Poooooxa Máah, estou adorando seu blog. Posta mais meeeew, HUISAHSUI
    As vezes você escreve coisas que na verdade é o que estava engasgado na minha garganta, que lendo vejo que não sou só eu que tenho certas paranóias haha
    Você tem que fazer um post sobre Palpites alheios no aprendizado do filho HSIUAHS, é o que mais me irrita, pessoas com jeito e culturas diferentes, querendo educar a Julia da maneira dele, e não do jeito que eu quero rsrs, tá ai uma boa dica de post haha
    Beeeeijos e manda beijo pro Bieeel, quero conhecer ele ;( rsrs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!