domingo, 4 de maio de 2014

Sobre o que não disse...

Mudei muito ao longo dessa minha jornada como mãe. Nessa minha longa caminhada até aqui já tive muitas opiniões, principalmente sobre o que era melhor ou não para nós. Já defendi muito o parto que escolhi, a amamentação que por conta propria resolvi parar, sobre a rotina, sobre a vida que levei e a que atualmente tento levar... A minha forma de encarar a vida mudou! 
Quando digo que espero que meu próximo filho nasça em casa, em um parto natural humanizado, sem intervenções, é dificil para quem está a minha volta digerir e aceitar, é quase instantâneo a pessoa dizer que sou louca ou que é algo muito primitivo. Mas entendo, afinal, já tive o mesmo pensamento, já tive as mesmas reações. Para mim a cesarea era a revolução e solução do mundo. A tecnologia esta aqui para mudar e melhorar a nossa vida. Mas algumas situações acontecem na nossa vida para simplesmente mostrar que tudo tem dois lados! Depois que o Gabriel nasceu, demorou muito para que tivesse uma visão diferente da situação e depois que realmente compreendi a tudo que fui exposta, a tudo que deixei de viver e a todo risco que coloquei meu bebê, foi dificil aceitar. 
Depois que nós assistimos ao filme O renascimento do parto, foi um dispertar, um estalo, como se tudo então fizesse de fato sentido, nós (eu e o Bruno), ficamos de fato estasiados...Aquelas evidências e estatisticas que eu já desconfiava e enfim se confirmaram. Caímos em uma desnecesárea, fomos manipulados pelo sistema! O empoderamento foi de fato alí... Quando eu digo as minhas opiniões sobre esse assunto algumas pessoas me olham, me julgam alí e as vezes parece que leio o pensamento delas: "Nossa mas quem é você para defender isso agora? você fez a cesárea!" "Aí, quanta hipocrisia!", "Isso é voltar para a era das cavernas" Quando eu consegui perceber o quanto eu fui influênciada pelo ambiente a minha volta, chorei, sofri... muito mesmo... As pouquissimas experiências que eu tinha como exemplos de partos eram todos cesáreas e o unico de parto normal era o tal "parto normal hospitalar frank" acredito que daí surgiu o medo do parto normal... Quando comecei a pesquisar e me aprofundar sobre o assunto, me apaixonei e hoje busco um VBAC (Vaginal Birth After Cesarean). Uma breve explicação sobre: VBAC é muito mais do que parto vaginal após cesárea!
É uma chance de auto superação, de provar que nosso corpo é perfeito, que nossos filhos podem nascer através dele, literalmente! É se doar integralmente ao filho, em todas as dores e amores, deixando a natureza vencer a tecnocracia das cesáreas assépticas. Não é por quê não foi possível parir uma vez que não será nas próximas. Toda mulher merece ser informada, acolhida e apoiada para lutar pelo seu VBAC. A luta é grande pois alguns médicos ainda acreditam no velho jargão "uma vez cesárea, sempre cesárea". É necessário um médico que apóie, um ambiente favorável (sem pressão para a cesárea e com possibilidade de um TP ativo), e muito carinho e suporte (de uma doula, uma amiga, um "maridoulo", um aparteira, etc) para conseguir.Por isso em VBAC o "V" significa "parto vitorioso" após uma, duas, três cesáreas. 
Não é segredo para ninguém o quanto eu quero um segundo filho, hoje a primeira coisa que vem cabeça é a forma como ele chegará ao mundo. Me doí muito não poder voltar no tempo e fazer tudo diferente em relação ao nascimento do Gabriel mas ao mesmo tempo sou grata por tudo que essa experiência me proporcionou. A vida é uma escola e nos ensina muito. Quando descobri os beneficios do parto normal hmanizado, comecei a dizer a todos, queria compartilhar o que aprendi, queria dizer para o mundo (principalmente para as gravidas que conhecia) o quanto aquilo era magnifico...não deu muito certo porque dei de frente com mulheres iguaizinhas a Marina de antes, aquela que foi levada pelo sistema, aprendi mais uma vez, essa experiência e esse querer é só meu, não posso querer influenciar ninguém... Aprendi que as informações estão disponiveis mas só quem quer aprender vai busca-las. Mas isso não quer dizer que quem escolhe outro tipo de parto será uma péssima mãe, essa é a minha escolha, apenas isso... Essa é a minha busca... Enfim resolvi criar uma nova série de posts a respeito deste assunto! Aguardem novas postagens...


Pintura: Amanda Greavette


Beijos ;)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!