sexta-feira, 20 de junho de 2014

Relato de parto normal - Maria Eliza e Julia!

Quando descobri minha gravidez uma das minhas amigas da escola, a Maria Eliza, estava gravida da Julia, fazia um certo tempo que não nos falavamos e quando nós conversamos a respeito do parto que eu escolhi para o meu bebê vir ao mundo, me lembro muito bem das palavras dela (na época fiquei brava, não gostava quando me diziam que o parto normal era melhor). Me lembro totalmente das palavras dela: "A cesárea é traumatica para o bebê, o parto normal só traz beneficios para a mãe e principalmente para o bebê. Você deveria esperar pelo parto normal!". Para mim isso foi uma afronta, quem era ela para me dizer o que era melhor para mim e para o meu filho? Pois é Maria, você sempre esteve certa! Quando ela me contou sobre o parto dela, pensei: "Ela poderia ter feito cesárea e teria sido melhor!" E hoje eu realmente penso o quanto eu poderia ter aprendido com ela, ter feito diferente... Após meu pedido, ela escreveu pela primeira vez o seu relato do nascimento da Ju e renascimento da Maria. Então senta que lá vem história...

Relato de parto normal - Maria Eliza e Julia!

"Em julho de 2011, com apenas 18 anos, 1 ano e 6 meses de namoro, 6 meses de faculdade e 1 mês no primeiro emprego... eu engravidei.


Não vou dizer que foi sem querer, pois eu não tomava cuidado nenhum, nem anticoncepcional muito menos preservativo. Eu me arriscava muito, até que um dia aconteceu.
Eu tinha plano de saúde e comecei a fazer meu pré natal no Hospital Vitória no Tatuapé, mas todas vez a médica nunca tinha agenda pra mim, por mais que fosse pré natal, a cada consulta tinha que ficar trocando de médico. Até que um dia eu marquei uma consulta no posto de saúde perto de casa, e que graças a Deus achei o profissional certo. Comecei a fazer o pré natal no posto, quando foi constato a hipotireoidismo, passando então para gestante de alto risco e também pelo excesso de peso (engordei 27kg), minhas consultas passarão a ser direto no Hospital Vila Alpina. Uma decisão terrível, mas eu iria ter um parto normal no hospital público.




No dia 3 de março (sábado), eu dormi na casa da minha sogra e ás 05:30h acordei com dores e fiquei até as 07:30h andando pra lá e cá, até que liguei para minha mãe me buscar. Fiquei o sábado todo com pequenas contrações e a cada resmungada de dor todos ficavam esperançosos. As 16:30h mais ou menos fui fazer xixi e meu tampão mucoso saiu. Ufaaaaaaaa, já foi meio caminho andado.
Passou o sábado,  o domingo inteiro e naaaaada. As 23:30h minhas contrações já estavam bem aceleradas, de 10 em 10 minutos, e decidi então ir para o Hospital. Ao ser examinada estava com somente 1 cm de dilatação e o médico me disse assim: Seu próximo pré natal é na quarta-feira, se você não tiver sangramento ou estiver sentindo o bebe normalmente, só volte nesse dia. Voltei pra casa desamparada, como eu ia ficar de domingo até a quarta feira com essas dores?? Deitei na minha cama e com muito custo consegui dormir.


Ás 2:30h da manhã, acordei num pulo com uma cólica terrível, uma pontada.. e logo coloquei a mão na minha periquita e estava molhada.. minha mãe que estava de plantão na sala veio correndo e graças a Deus minha bolsa estourou.  Levantei, tomei um banho e ainda tive que esperar minha mãe assistir o final do filme, não é brincadeira haha
Chegando ao hospital eu já estava com 4 cm de dilatação.. e já fui internada.
Na sala de pré parto não podia ficar acompanhantes e então fiquei sofrendo sozinha.. quando me colocarão no soro com a ocitocina eu passei muito mal, vomitei muito... minha mãe que seria minha acompanhante (sim, Angelo bundão ficou com medo) não estava do meu lado e as horas não passavam nunca.
Quando já estava com 7 cm me levaram para a sala da frente que era a Sala de parto e ai sim chamaram minha mãe, quando ela chegou olhou pra mim, e falou: Você não está com dor não?? Claaaaaro que estou hahaha mas diferente de muitas, eu não gritei, não chorei, eu estava muito muito concentrada!
Minha dilatação parou no 8 cm, e a enfermeira me disse que ia levar mais umas 2 horas de parto. Eu já estava exausta... sem comer,  sem dormir, com dor e quando eu menos esperava me veio uma vontade louca de fazer coco. Eu quero fazer coco, mãããe eu quero fazer coco, hahaha!
Ela saiu correndo e chamou as enfermeiras e que já vieram correndo e quando foram ver a Julia já estava coroando. Com apenas três forças ela já estava nascendo... porém ela entalou o braçinho, eu vi a força que a médica estava fazendo para tira - lá e girava para um lado e girava pro outro, até que ela falou: mãe, sua bebê é muito grande e como você não dilatou tudo vamos ter que fazer um cortinho, não se preocupe... vou aplicar a anestesia. Com a episiotomia, ela saiu... ás 07:00h nasceu uma princesa linda com 52cm e 4kg, vieram pediatras e fisioterapeutas da UTI neo natal, mas graças a Deus ela estava perfeita. 


Após o parto desmaiei 3 vezes por conta da fraqueza e porque perdi muito sangue e só as 14:00h consegui voltar ao normal, comer e tomar banho.
Minha recuperação logo após o parto foi ótima, fiquei 4 dias no hospital por conta da icterícia da Juju mas infelizmente quando fui para a casa eu não repousei, e todos os meus 25 pontos estourarão e infeccionaram.. e sem mentira, essa dor foi pior que a do parto! Sofri muito com essa dor e fiquei quase 2 meses de cama para os pontos fecharem novamente.
Graças a Deus não foi preciso suspender a amamentação por causa do meu antibiótico. Assim foi, amamentei de 1 ano!



Hoje ela está com 2 anos e 3 meses, e não vou negar.. ela é terríveeeeel haha imaginem uma criança agitada e agora multiplique por 3, é a Julia. 

Não pretendo ter outro filho tão cedo, mas podem ter a plena certeza, que seu eu engravidar novamente, vai ser outro parto normal.
Eu apoio e sempre fui a favor do parto normal/ natural, sou um exemplo vivo que nosso corpo está preparado para isso. Parir é a melhor sensação do mundo, uma dor deliciosa!"

Gostaria de agradecer a Maria Eliza, uma das minhas primeiras leitoras e que acompanha o blog. Obrigada por compartilhar a sua experiencia, seu parto e provando que o SUS funciona sim! E apesar de algumas intervenções que lhe causaram algumas dores você continua acreditando que essa seja a melhor forma de trazer um bebê ao mundo! Beijo nas duas!


Espero que tenham gostado do post, beijos ;)







2 comentários:

  1. Maaah.. Adorei o post! Fico feliz em saber que não te afronto mais e que agora sou um exemplo rsrs. Sempre que precisar pode contar comigo.
    Unidas novamente pela maternidade! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Má, vivendo e aprendendo né? E sim unidas novamente pela maternidade! Obrigada por participar, beijão <3

      Excluir

Obrigado pelo comentário!