quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Televisão para que te quero?

Para quem convive com a gente, sabe que nós cortamos a TV do Gabriel. Muitos ficaram tipo: 'ai que dó' 'só um pouquinho não tem problema' e o papai ficou 'nossa você é muito radical, ele adoraaa'
Pois é, ele adora e adora tanto que estava deixando de dormir. Simplesmente acordava as três da manhã gritando e pedindo Peppa. E a nossa rotina aqui em casa era toda na TV, ele chegava da escola ligava a TV e era isso até as onze da noite quando com muito custo ele dormia. E ele acorda as sete e meia. Ficava com sono e era uma luta tirar ele da cama, choro sem fim e irritado.
E ai que eu percebi que o problema eramos nós que encontramos na TV 'momentos de tranquilidade' porque quando o Gabriel tava lá na TV, ele ficava quieto e não ficava chorando ou bagunçando. Pois é, ai que fiz o teste e um belo dia não liguei a TV e antes de dormir li uma historia e coloquei ele no berço, liguei o abajur e fim. Ele dormiu em meio hora, reclamou, chorou mas logo se 'conformou'. Nessa noite ai, dormimos ela inteira, ai que delicia!
E ai que mantivemos essa rotina e ele ficou uma semana sem ver TV e a gente teve que se virar nos 30 para arranjar atividades para distrair ele ate a hora do jantar, banho e cama. Depois dessa semana, começamos a de vez em quando, no final de semana deixar ver bem pouquinho. Mas eu já fiquei meio com pé atrás. E até então nossas noites estavam lindas e dormidas, amém! Até que essa semana o Gabriel ficou doente e nós liberamos geral a TV e teve uma noite que ela ficou a madrugada toda ligada. E ai as noites loucas voltaram, muitos gritos e choros. E eu que achava que era tudo coisa da minha cabeça louca e neurótica, mas não. E ai que essa noite passada nós não deixamos assistir TV e saímos com ele. Ele brincou loucamente com o gatinho da minha tia e quando chegamos em casa foi um banho e cama. Demorou uma hora pra ele dormir, ele reclamou, choramingô e enfim dormiu. E dormiu a noite toda.
Ou seja Gabriel e TV não combinam!
Alguma pessoas, incluindo o pai, me acham radical demais mas na verdade eu só estou fazendo o que para mim é o melhor a se fazer, eu amo o Gabriel e quero o melhor para ele. E a TV não é o melhor, ele brinca bastante e acaba que a TV não faz falta, ele nem pede para ver. E se alguma vez ele toca no assunto Peppa ou o Caillou por exemplo nós cantamos a música e conversamos e fim. Ele não fica desesperado! Acredito que quando falam que eu sou ruim é porque não conseguem ver de outro ângulo, é muito mais saudável criar ele sem o vicio na TV, tablets e celulares. Aqui em casa nós não temos nada disso, a única coisa que fazemos é deixar ele ver as fotos e vídeos que tiramos dele (ele ama isso). E tem um aplicativo da Fisher price que era a salvação na época que ele estava internado, porque deixava fazer fisioterapia. Mas só... E não acredito que essa seja a única maneira de ser educar e sim a maneira que eu encontrei de contornar uma situação. E as mudanças e estratégias que eu coloco em prática e estão de acordo com meus princípios, eu me reformulei em vários aspectos depois do Gabriel e esse é mais um. E eu não acho que se outra mãe deixa seu filho na TV sempre é uma péssima mãe, na verdade, só que aqui na minha casa a TV foi a vilã (e nós cúmplices). E por enquanto a TV esta suspensa e nós estamos caçando criatividade para entreter ele :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!