terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Voltaram as aulas!

As aulas voltaram, a rotina está estabelecida e o Gabriel esta com sono de pré-adolescente! 
Na sexta-feira tivemos a primeira reunião escolar do ano e fomos apresentados aos novos professores e as tias, vimos fotos no telão novo da escola, descobrimos que este ano usaremos uniformes (amém, minha criatividade e bolso agradecem), a sala do Gabriel fico em outro lugar mas os amiguinhos continuam os mesmo. Os mesmos bebezicos que começaram as aulas com seus 5/7 meses hoje já estão crescidinhos com um ano e meio mais o menos, todos já andam, todos querem escalar a caixa que fica na porta da sala impedindo que os mesmo saiam e todos sem exceção choram assim que chegam na porta da sala de aula pela manhã, haha. O Gabriel nunca foi de chorar, a verdade é que no ano passado já no primeiro dia ele estava suave e só faltou me mandar embora! Eu sofri por ele não ter chorado, não cheguei ao ponto de chorar mas tive sete meses para me preparar para a ida dele à escola e a minha volta ao trabalho. As vezes me culpo por não sofrer tanto pelo fato dele ir para a escola mas a verdade é que não iria adiantar o sofrimento porque não tenho escolha, a unica opção é esta e fim! Acredito que a escola seja um lugar muito bom onde se tem pessoas que cuidam dos nossos filhos e onde eles tem contato com outras crianças, ajuda muito para eles se desenvolverem, o Gabriel sempre foi super ativo e esperto então a escola apenas deu continuidade. Se eu tivesse a opção de ficar ao lado dele o dia todo, ficaria, por mais cansativo que possa parecer ser, nada melhor do que acompanhar o desenvolvimento, crescimento mas ao mesmo tempo sei o quanto fez falta para ele durante as férias e o quanto ele ficou eufórico cada vez que via uma criança na rua. 
O que faço é ser o máximo presente nesse intervalo, levo e busco na escola todos os dias, faço o meu melhor, tenho que cuidar da casa, de mim e dele então o tempo é uma coisa difícil mas aos trancos e barrancos vamos dando conta. É claro que para chegarmos a esta opinião sensata e ponderada passamos por muitos momentos de fúria, revolta e vontade de largar tudo e fugir com o filhote mas passou! Não podemos deixar de ressaltar o fato dos bebês ficarem mais doentes e isso minha gente é o maior fato de todos os tempos. A escola é o local perfeito para a criança ficar doente mas também pegar imunidade, sabe aquele frase: são anticorpos não se preocupe? então, se aplicam muito a escolinha mas é tudo uma questão de tempo, no primeiro semestre do ano passado o Gabriel ficou muito mais em casa do que na escola já no segundo semestre pós licença de seis semanas mais férias escolares tudo mudou e ele só voltou a ficar doente no fim do ano como você puderam acompanhar a tal da roséola! E as férias foi um intensivão de anticorpos pois o Gabriel brincou na terra, com cachorro, com muita mas muita água, tomou sorvete e não ficou doente!
O meu conselho (se alguém quiser) é tente levar para uma forma mais natural, afinal uma hora isso iria acontecer as vezes mais cedo do que queremos ou não. Eu fico feliz com a volta das aulas sim, porque a verdade é que sem a escola nós (eu e marido) não temos alguém disponível e com pique para cuidar como na escola, ter atividades, parquinho e afins...Estou em um momento de posts reflexão muito forte mas tudo bem são bons para um futuro saber qual meus pensamentos em relação as coisas e se mudaram é claro! E enfim um bom ano e vamos lá que só está começando :)

Beijos

Gabriel ano passado em seu primeiro dia na escola!



Gabriel ontem em seu segundo primeiro dia de escola!








segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cortando o cordão!

Estou a um bom tempo para escrever a respeito deste assunto, um tema que hoje se mantem muito presente para mim. Em setembro, estava fazendo um curso na Av. Paulista e descobri que estava na ultima semana de um documentário que eu estava louca para assistir. O renascimento do parto! Um documentário sobre o sistema de saúde atual no Brasil em relação ao parto. Fomos eu e o marido, porque na minha humildíssima opinião o filho, a gravidez, a família é dos dois e tudo que vem para somar é bem vindo, e o meu marido companheiro que é foi na maior felicidade comigo. Tirando a parte que a gente se perdeu e chegou dez minutos atrasado, fiquei/ficamos tocados e mudamos muito a nossa opinião sobre a forma de nascer. Se quisermos mudar o mundo temos que estudar, aprender, compreender e querer. A melhor forma de mudar o futuro é começar pelo inicio da vida, dando respeito aquele serzinho que esta dentro de você. Quando eu estava gravida muitas pessoas falaram a respeito do parto normal e eu bati o pé e disse eu vou fazer cesárea! Eu fiz e quem nos acompanha sabe muito bem o que aconteceu: bebê atermo, bebê com problemas respiratórios, hipertensão pulmonar, separação precoce, não amamentei na primeira hora de vida, bebê entubado, quinze dias de uti, enfim... 
O documentário/filme mostra a cena obstétrica no país, no desrespeito com a mãe, pai e principalmente e acima de tudo com o bebê! A falta de informação é o principal motivo para as taxas de cesárea do pais chegarem a quase 90% na rede particular...O médico que manja tudo é o primeiro a te induzir a isso, é o primeiro que diz que o parto normal é anormal e a cesárea é indicada. Não quero ser xiita mas ao mesmo tempo queria que as pessoas enxergassem do meu angulo, meu filho nasceu a termo porque o ultrassom na reta final é muito impreciso e varia demais. O médico e o exame estavam marcado 39 semanas e um dia, o Gabriel nasceu e estava de 37 semanas, para o desenvolvimento deles em duas semanas é enorme! Como em tudo que faz a sociedade pensar fora da caixinha é um enorme processo para compreensão e enfim entendimento de tudo. Talvez se não tivesse passado o que passei com meu pequeno filhote talvez não me interessasse pelo assunto? talvez. A realidade é que depois que me tornei mãe decide ir atrás das coisas que realmente importam, fiquei mais humanista em relação a uma série de coisas. Acredito que os pais devem sim saber o que é melhor para os filhos mas certas coisas devemos pensar antes deles nascerem. Quem assistiu ao filme me entendera, quem não assista, pois é um filme de utilidade publica, deveria passar no lugar da novela! Sinceramente, devemos sempre buscar o que é o melhor sempre, ponderar, pensar e enfim decidir o que é melhor! Hoje te digo que se tiver um outro filho gostaria de ter a estrutura de ter um filho em casa, na agua, chuveiro, minha cama...não importa, mas na minha casa, no nosso ninho. Nada de um hospital, nada de induzir, de marcar, quem sabe a hora certo é apenas o bebê e não nós. Não somos Deus para induzir, nosso corpo esta no comando. O hospital segue uma série de protocolos inúteis apenas para não perder o controle das coisas, que são incontroláveis. Logo mais será lançado o DVD do documentário e é claro que eu terei ele em casa! Mais informações acessem: www.orenascimentodoparto.com.br

Fica aqui os mitos criados por médicos para te induzirem a uma cesárea:











Um trecho para quem está curioso: 




sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Pequena família!

Não sei se alguém mais percebeu mas o ano de 2014 poderia ser denominado o ano da fertilidade, a quantidade de gravidas que conheço e vejo na rua esta absurda! Mas dessa água não quero beber, pelo menos por enquanto, mas fico fascinada com uma gravida, adoro gravidas, recém nascidos, enxoval, chá de bebê, sou fascinada por tudo isso e quem me conhece sabe que isso é um fato e um assunto que falo demais! Antes de descobrir a gravidez do Gabriel lá no trabalho a minha gente estava gravida da Manu e eu lógico fascinada por tudo aquilo, achava a barriga linda, ela esta radiante, esbanjando vida, o bebê mexia e ela colocava minha mão para sentir e eu adorava e sempre imaginava como seria quando eu estivesse gravida! Quando ela saiu para ganhar a neném senti uma falta enorme daquilo tudo...Enfim, um mês e meio depois do bebê dela nascer, descobri a minha gravidez! Eu que sempre imaginei que seria a gravida mais feliz e radiante, no começo não me sentia assim tão plena. De fato as coisas mudaram conforme aceitei de fato que estava gravida e o clima na minha casa não era dos melhores quando descobri e contei a respeito da gravidez...Acredito que pelo fato de ser tão nova e que muitas coisas mudaram na minha vida foi difícil aceitar a gravidez no inicio mas depois foi melhorando, as vezes tinha umas crises loucas, não queria mais estar gravida, quando brigava com alguém (que era um tanto quanto comum, na gravidez) e aí chorava e me sentia vulnerável. Curtia muito a gravidez quando estávamos eu e o Bruno, era muito sincero e tinha muita paz. Enfim, durante esses dias vi muitas gravidas, muitos bebês e pensei novamente ai que delicia, como vai ser quando eu ficar gravida de novo? Sei lá, acho que as vezes é bom refletir o que foi a vida e esse inicio de ano faz isso com a gente, colocar na balança sobre o que é, o que foi e o que será. Uma segunda oportunidade de ter um filho com certeza virá e quando chegar a hora quero que tudo seja diferente e assim tenho certeza que será. Ter estrutura emocional tanto nossa como da nossa família com certeza fará da gravidez algo muito mais tranquilo. E sofri tanto na gravidez do Gabriel pensando no que os outros diriam, em como minha familia estava se sentindo e não curti. Me arrependi? sim mas passou e agora é pensar no agora e no que posso transmitir ao Gabriel. Somos tão julgadas pela gravidez precoce, se namoramos ou não, casamos ou não e deixamos muitas coisas passarem batido. O que quero numa outra gravidez é curtir, relaxar, aproveitar sem me preocupar com nada além de nós, nossa pequena família! 

Beijos :)



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Férias!


Ai ai ai...as férias, o que dizer sobre elas? Nunca me preocuparam tanto!
Quando eu tirava férias a vida era uma maravilha, final de ano acabavam as aulas e a gente dormia até mais tarde, passava o dia todo fazendo nada, nada sozinho, nada com amigos, enfim... Depois que comecei a trabalhar, férias uma vez por ano, 30 dias, fim! Com a chegada do Gabriel, fiquei sete meses em casa e na volta da licença maternidade o Gabriel foi para a escola, ficou muito mais em casa doente do que na escola. Aí que no segundo semestre ele já estava mais resistente e poucas vezes ficou doente. E ai que nós já estávamos adaptados a rotina, o papai começou no trabalho novo e enfim estava tudo ok! E as temidas férias chegaram, não veja como egoismo e sim veja por outro angulo, nós dois trabalhamos, quem vai ficar com o Gabriel? Minha mãe ficou com ele até ontem, na quinta e sexta após o ano novo foi minha sogra, a partir de agora minha irmã e minha avó até dia 27 de janeiro. Com a copa do mundo esse ano vamos ter uma férias de um mês no meio do ano, mais uma coisa para gente pensar. As férias escolares para os pais realmente não tem muitas vantagens principalmente se você não pode ficar com o filho nas férias dele. O Gabriel esta se desenvolvendo bem em casa, aprendendo varias palavras novas, entendendo super bem o que falamos, perguntamos. Não esta mais ficando com o nariz escorrendo, garganta inflamada, nadinha de nada...isso é ótimo. A rotina eu estou podendo controlar melhor, horários, a comida, o que na escola era impossível. Sinto uma certa falta da escolinha pelo simples fato da rotina, de ter alguém que vai ficar com ele, alguém que já esta ali pronto para isso, sem atrapalhar rotina de ninguém mas nada na vida esta no nosso controle (ok, algumas coisas) e como temos que esperar até dia 27, esperaremos então...Que o Gabriel aproveite e brinque bastante nessas férias, a primeira!

Para descontrair!




quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Planos!

Como não deu tempo de escrever aquele resumo do ano, referente a cada dia e a cada momento importante, farei uma resenha do que esperamos para esse novo ano que começou hoje!
Espero que este ano venha trazendo calmaria e direção a nossa vida, os dois últimos anos vivemos momentos tão intensos que passou muito rápido, desde a descoberta da nossa gravidez e tudo que se desenrolou após isso, esse ano que passou foi a nossa separação com a volta ao trabalho, a escolinha, a internação, os antibióticos enfim, foi um ano ligado no 220 e colocado no automático, fui e não vi o tempo passar! O ano de 2014 se inicia com muitos planos, ano de se amar acima de tudo, de aproveitar a vida e a minha familia e amigos, ano da paz e tranquilidade, ano de ponderar e ser paciente. Foi um natal muito bom mas para refletir, que fica para um próximo post, para direcionar melhor as coisas. Uma passagem de ano nova e diferente mas muito boa, próximo post aliás, muito obrigada a todos. Começo o ano agradecendo, começo o ano brindando a vida e querendo mais do que nunca viver!
Beijos :)