sexta-feira, 19 de junho de 2015

Contextualizando o parto e aonde vamos chegar... (part III)

Quando comecei a pesquisar sobre médicos humanizados para acompanhar meu parto, sabia que eram todos particulares e cobravam o parto e tudo mais. Porém eu não imaginava que eles eram tão caros, tão distantes, mesmo morando em São Paulo, todos eles são fora de mão. Comecei a pesquisar a respeito de valores e tudo mais. Óbvio que pela internet era um valor x, totalmente desatualizado mas acessível pra mim, obvio que não era aquilo, quando descobri os valores, chorei. Chorei de verdade, sofri muito, tive muitos pesadelos com a cesárea. Muita gente quando eu falo a respeito, torce o nariz, da risada e muitas vezes solta uma pérola do tipo: "tanta coisa mais importante para se preocupar, hahaha".
É incrível como grávida é taxada sensível demais, de chata demais, preocupada demais, parece que a gravidez te deixa burra e te torna um ser que é incapaz de pensar ou sentir algo plausível. Enfim, de qualquer forma antes mesmo de saber o valor da consulta, fui com a Taina em um encontro de gestante, na Caza da Vila, na Vila Mariana. Foi muito legal o encontro, me senti acolhida e enfim em um lugar onde as pessoas falam a mesma lingua e não ficam fazendo caretas e revirando os olhos com cada coisa que eu falava. Me senti muito animada e feliz naquele dia. Na noite depois do encontro eu até dormi melhor, hahaha... (Isso ate descobri os valores dos médicos humanizados). 
A esta altura do campeonato após ver os valores dos médicos e com a consulta com o obstetra, cheguei a conclusão que esta seria mais uma gravidez que acabaria na cesárea e estava me sentindo péssima. Como se tivesse perdido a batalha, nadar até aqui e morrer na praia. 
Mas então tive a indicação de uma doula, a Érica, coitada hahahahha ela me ouviu a tarde inteira, contei sobre tudo e pedi uma luz. E ela foi super gente boa, me ouviu e foi muito bom conversar com ela. E chegamos as opções: parto no SUS ou parto domiciliar. Mas por hora ainda estamos estudando todas as possibilidades para que eu não caia na cesárea. 
Para alguns é muito estranho me ver buscando tudo isso, afinal, muitos me conheceram na gravidez do Gabriel e eu defendia a cesárea. Mas veja como o mundo da voltas mesmo. E isso é incrível. Hoje eu não tenho mais medo do parto, nem da dor. Eu quero passar por isso e como quero. Existem experiências que nos fortalecem e essa pra mim é uma delas. Eu não consigo conter a animação para esse parto enfim acontecer, sinto que precisamos passar por tudo isso, a dor que eu sinto pela cesárea desnecessária do Gabriel, saber que por esse bebê posso fazer tudo diferente, é o que mais me move. 
No fim, sei que as coisas vão acontecer da forma que tiverem que ser e espero que seja como sonhei!


Um comentário:

  1. Vai dar tudo certo, tenho CERTEZA! Esse baby vai nascer da forma mais natural possível. <3

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!