sábado, 25 de julho de 2015

Cego em tiroteio


Todos nós temos sonhos na vida. Eu já tive muitos, nos meus vinte e três anos de vida, já tive tantos, alguns realizados e outros não. O meu sonho atual é ter um parto humanizado. Um sonho mesmo. 
O parto simboliza para mim toda uma história, um momento, sentimentos e mais uma pagina desse livro da minha vida que quero escrever. Por um período de dois anos esse assunto e a maternidade em si, se tornaram meu mundo, assistir a videos e ler relatos. Comprar livros e mergulhar nesse universo. É e foi um encanto para mim. Chegou o meu momento de viver tudo isso e estou como um cego em tiroteio. Estou perdida e sem chão. O empoderamento esta se enfraquecendo dentro de mim e hoje eu sei o que de fato é o capitalismo e o que ele tem de ruim. A vida é uma questão de oferta e demanda. Na vida, descobri que é tudo o dinheiro, ele é a chave e a fechadura. Ele é o que move o mundo, sim. Até o humanizado. Quando você começa a ver seu sonho mais e mais distante, desespera. As minhas opções não são as melhores, isso me deixa mais sensível ainda com toda essa situação. Sei que muitas mulheres não podem nem cogitar sonhar, não tem nem como pedir um orçamento referente a um parto domiciliar, mas eu achei que conseguiria. Sei também que muitas tem que recorrer ao SUS, sem uma outra opção. Mas querendo ou não, no SUS nós somos mais um e poucas vezes eles dão uma boa assistência. E o hospital que eu cogitava no SUS, acabo de ter uma experiencia na família que me tirou a confiança referente ao mesmo. E a cada dia me sinto mais encurralada e sem saída. Ter no convenio é a minha opção mais viável no momento. Ficar em casa o máximo de tempo que eu conseguir e chegar no hospital em trabalho de parto ativo e ter com o plantonista do hospital. Mas isso faz com que meu parto não seja aquele que eu sonhei. Abrir mão de um sonho por dinheiro é muito difícil, mesmo essa não sendo a primeira vez, essa é uma daquelas que me deixa mais frustrada, é como se a todo momento eu estive me contradizendo, estou traindo minha própria teoria de que basta a mulher se informar. E o que eu aprendi é que não basta informação de qualidade quando não se tem assistência de qualidade. Essa semana no meu feed do facebook apareceu um cartaz de um posto de saúde da Inglaterra onde é incentivado o parto domiciliar para gestante de baixo risco. Isso é realidade lá e por aqui pelo que pude perceber está tão longe... Assim como houve um texto que publicado em um blog materno feminista a respeito do parto humanizado e a sua elitização e é tão real. Hoje eu vivo um misto de sentimentos. Vivo a maravilha de estar grávida e a angustia do parto não resolvido. Tudo esta meio empacado nessa gravidez, numa sensação de que ta tudo perdido e mal feito. Meio largado, mal resolvido. Não está fácil...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!