sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Como ter um parto domiciliar? (parte II)

Eu acredito que o primeiro passo para quem não sabe o que fazer, é procurar algum lugar próximo onde existam essas rodas de gestante, é muito bom. Você consegue esclarecer duvidas, trocar experiencias e conhece as pessoas que estão envolvidas no meio da humanização do parto, que podem te ajudar a escolher o lugar ideal para ter o seu bebê. E nunca é tarde para ir, nós fomos com trinta e uma semanas e no lugar só fazem encontros de quinze em quinze dias e mesmo assim agregou muito os encontros que nós participamos. Saia de lá muito animada.
Já no primeiro encontro nós conhecemos a Raquel que é uma obstetriz e marcamos uma consulta com ela. No próprio espaço já é possível encontrar a equipe ou ter recomendação para encontrar a equipe.
A Raquel fez uma consulta de mais de duas horas, foi muito bom. Ainda bem que a gestação do Joaquim, assim como a do Gabriel, não houve intercorrência alguma, sem alterações de exames e engordei num total de seis quilos. Isso me enquadra em uma gestação de baixo risco e eu posso ter um parto domiciliar. A Raquel que é a obstetriz, tem a equipe dela que incluiu a Thaís que também é obstetriz. Elas que assistiram ao parto.
O segundo passo (ou talvez o primeiro passo),ao meu ver, é ir em busca de uma doula para chamar de sua. A doula tem um papel fundamental em todo o processo, gestação, parto e pós parto. E um ponto importante é rolar empatia entre você e ela. E obviamente vocês terem contato rápido e fácil acesso dela para sua casa.
E então comecei a buscar uma doula mais próxima a mim, afinal a Érica era muito legal mas morava bem distante de mim. Encontrei no mesmo espaço a Raquel (sim, o mesmo nome da obstetriz), ela é um amor e tivemos um primeiro encontro na minha casa e conversamos tanto e foi tão bom que não vimos a hora passar e ela ficou em casa das seis da tarde as dez da noite, me ouvindo e conversando. Foi muito bom! Já sabíamos que ali estava a nossa doula querida.
É imprescindível que se tenha um plano B, porque existe a possibilidade de ser feita uma transferência para o hospital. No plano de parto deixamos especifico o hospital que desejamos ir caso seja necessária a transferência e este deve estar a no máximo trinta minutos de distancia da residencia e um hospital para um plano C, para uma transferência imediata e que não possa demorar mais do que dez minutos.
Em relação a ter um neo pediatra na hora do parto ou imediatamente após o parto, nós cogitamos contratar um pediatra, chegamos a entrar em contato com um pediatra mas preferimos deixar para levar o Joaquim em um pediatra da nossa confiança, o mesmo que nós levamos o Gabriel. As obstetrizes tem formação para avaliar o bebê assim que ele nasce. Ficamos tranquilos assim. Mas é possível ter um presente no parto.
Por fim, nossa equipe está completa. É importante confiar na sua equipe e buscar ter uma certa intimidade com ela, afinal é um momento importante da sua vida e é bom ter pessoas com quem você se sinta confortável. Empatia é tudo nesses momentos.
É uma sensação maravilhosa saber que estou a espera da realização de um sonho, que terei meu bebê no conforto da minha casa. Hoje estamos na espera da vinda do Joaquim, é claro que teremos um plano B, para caso seja necessária alguma transferência para um hospital próximo. Mas estamos confiantes e convictos que tudo será como planejado.
O texto só foi divulgado após o parto afinal nós temos pessoas a nossa volta que vão reportar os seus medos e angustias e nós não estávamos dispostos a receber essa energia! De qualquer forma quando eu fiz este texto deixei uma mensagem para que pudesse ler depois:

"Desejo de que a nossa luta não tenha sido em vão e que você Joaquim tenha uma doce chegada a este mundo, nós como pais fizemos o possível e acredite, o impossível também, para que você tivesse o nascimento mais respeitoso e a melhor recepção que um dia pudemos imaginar. E tudo que eu desejo é que seja incrível e que tudo dará certo!"

Escrevi esse texto com o intuito de ajudar mulheres que estejam em busca de montar uma equipe para um parto domiciliar. Busquei muito informações na internet a respeito deste assunto e espero poder ajudar quem estiver na luta assim como um dia eu estive. Se alguém tiver alguma duvida, só comentar :)

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!