quinta-feira, 21 de abril de 2016

Introdução alimentar, por onde começar?

Nós chegamos a fase da introdução alimentar, um pouco antes do que eu mesma esperava, porém fico feliz de pelo menos poder participar dessa fase que é super importante. O bebê está deixando de tomar só o leite e descobrindo novas formas de se alimentar, novas texturas e esse é um momento que é muito gostoso e ao mesmo tempo me deixa sempre preocupada. Fornecer o alimento da melhor forma possível e garantir nutrientes.
Existem duas formas de se introduzir a alimentação ao bebê. A forma tradicional e o blw que consiste em dar as comidas em pedaços grandes o suficiente para o bebê pegar com a mão e conduzir o que ele gosta de comer. Particularmente curto mais a forma tradicional, a papinha que fazemos em casa, acho que faz mais sentido começar e gradativamente aumentando as texturas até passar aos pedacinhos.
O pediatra deu as orientações dele, apesar de confiar muito nele, resolvi que faria a minha maneira, assim como foi com o Gabriel e deu super certo. Quem nos conhece sabe que o Gabriel é uma criança que come super bem, sempre opta pelo mais saudável e faz a mãe aqui, babar nessa lindeza!
Mas antes vamos aos utensílios que providenciei para começar:

Potinhos plásticos para as papinhas, podem ser levados ao congelador, ao micro-ondas e são bpa free. Utilizei com o Gabriel, usei o jogo menor e ainda tenho ele. Eu adoro esse potes e os meus comprei nos EUA, na Target.
Colheres de silicone, elas são macias e não machucam o bebê. O Joaquim ainda não tem dentinhos então a de silicone ajuda a não machucar a gengiva dele. As minhas são Munchkin.
Babador, esse item tem que ter, afinal eles fazem muita sujeira e bagunça. O Joaquim sempre tenta pegar a colher, o pote de comida, se suja todo! Tenho babadores da Carters, eles são de pano mas por dentro tem uma proteção que mesmo que ele molhe não suja a roupa do bebê. Tenho também babadores com compartimento para caso cair a comida, cai direto no babador. Usei muito com o Gabriel e é muito util.
Cadeira de alimentação é um item indispensável, o nome já diz. O Joaquim já senta mas ainda se desequilibra e então estou dando a comida na cadeira de balanço. Mas voltando a cadeira, aqui em casa nosso espaço é pequeno e por isso optamos por comprar a cadeira de alimentação que se adapta a cadeira da nossa casa. Nós vamos usar a mesma que foi do Gabriel, da Fisher Price.
Sempre ofereço um pouco de agua após a frutinha e já testamos tudo, mamadeira, copo americano, o copo da Sassy, o Growup. Bom nenhum deles foi sucesso garantido, a mamadeira o Joaquim mama e também faz de mordedor, assim como a chupeta. O copo americano ele aceita bem porém cai mais para fora do que na boca dele e o copo da Sassy ele tem que se esforçar bastante para sugar, o que deixa ele um tanto quanto irritado.
*Lembrando que não é necessário ter todos os itens, nem os mesmos que eu passei, afinal cada um tem um estilo de vida e forma de se organizar, aqui só estou compartilhando o que eu fiz.*



A orientação do pediatra de inicio era para que começasse pelo suco. Bom, com o Gabriel essa tática não deu certo, ele não aceitava nenhum liquido que não fosse o leite, mesmo que ele tomasse o leite artificial, foi uma batalha conseguir que ele tomasse 10 ml de suco de laranja lima. Tentei apenas um dia com o Joaquim, com suco de melancia e a minha teoria foi confirmada, suco não era a melhor forma de começar. De qualquer forma, existem várias estudos que deixam claro que não devemos dar suco para bebês menores de um ano. Se você procurar no google vai encontrar muitas coisas a respeito. Basicamente, vamos pensar assim, para fazer uma quantidade de 120 ml de suco de laranja é necessário duas laranjas e quantos bebês comem de uma vez só duas laranjas? Sucos têm alto índice glicêmico e crianças que ingerem grandes quantidades de suco tem risco de obesidade no futuro. Quer ver mais? pode dar uma olhada neste post que é bem explicativo!



Resolvi que iniciaria a introdução alimentar um pouco antes do Joaquim completar cinco meses. Essa é uma decisão minha e que só compete a mim, tenho ciência de que os estudos e recomendações dos principais órgãos de saúde dizem que esse não é o ideal mas ainda assim coube a mim a decisão. Nos primeiros dias, na primeira semana para ser mais exata, foi mais uma brincadeira para que ele sentisse o gosto diferente do que algo que de fato o alimentasse. No primeiro dia tentei o suco de melancia e não obtive muito sucesso. Nos dias seguintes dei uma rodela de banana amassada e que na verdade nem fazia questão que ele comece mas fiquei animada quando ele começou a aceitar e comer.


As orientações para começar a introdução alimentar também é mencionado que o bebê deve conseguir sentar sozinho. Bom, quando começamos a introdução alimentar do Joaquim, ele já tentava ficar sozinho sentado e ainda não conseguia se sustentar mas ficava bravo se a gente não deixava ele sentar. Hoje já são quase um mês desde o primeiro contato dele com um alimento que não fosse o leite materno e ele já senta sozinho. O Joaquim completou cinco meses e já estava sentando sem apoio, mas aguentava pouco tempo.


As duas semanas que se passaram após esse começo, foram dias para consolidar a fruta da manhã e ir gradativamente aumentando a quantidade da comida. Após um mês iniciado todo o processo, já temos introduzida a fruta da manhã, almoço e fruta da tarde. Para começar a dar o jantar é de duas a quatro semanas desse processo do almoços mais as frutas já consolidado. Faz uma semana que comecei a dar o almoço. Ele vem aceitando super bem a comida num geral, mas se alguém esta dando a comida e ele me vê, quer mamar, chora até vir pro peito. Se eu estou dando a comida, come tudo e fica super feliz. Vai entender né? Acredito que até o meu retorno ao trabalho, nós vamos conseguir manter a alimentação durante o dia e a amamentação pela manhã e a noite antes de dormir.



Sobre a amamentação, continuamos com a livre demanda e o meu peito já está bem adaptado a esse processo da introdução de alimentos e enche bem menos durante ao dia. Pretendo amamentar o Joaquim até quando for possível para nós dois. Por enquanto está sendo tranquilo. Cansativo, exaustivo por diversas e inúmeras vezes. Mas vamos seguindo.

Lembrando que aqui apenas exponho a minha realidade e sabendo de todos os prós e contras. Ninguém precisa me copiar. Compartilhar o que nós fazemos e talvez ajudar a outra pessoa que procura algum norte. Sempre consulte o pediatra para saber o que é  melhor a ser feito!


Espero que tenham gostado do post, com varias fotos do pequeno comendo! 

Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!