sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Crise aos nove meses

Existem algumas coisas que precisam ser relatadas e eternizadas nesse blog, como pretendo ser mãe mais uma ou algumas vezes, fica aqui o registro sobre o tal salto de desenvolvimento, crise da angustia da separação.
Logo que o Joaquim nasceu me senti muito sozinha em relação a troca de experiencia com outras mães, principalmente em relação a um recém nascido, afinal, todas as mães que eu conheço já estão com crianças maiores de dois anos e memória de mãe é aquela coisa. Aí eu entrei em um grupo de mães no facebook, chamado "Mamães na madrugada" e lia varias relatos por lá, amamentação na madruga e tals. Por lá muitos bebê já tinha dois ou três meses a mais que o Joaquim, o que acabava me antecipando o que estava por vir. E quando eu estava para voltar de licença, o Joaquim com seus cinco meses, no tal grupo havia uma série de relatos de mães zumbis com seus bebês de oito meses, que não dormiam, que só choravam, que reclamavam muito, que mal comiam, que passavam madrugadas no peito ou não. E eu pensava, que não ia acontecer comigo. O Joaquim ao fazer oito meses não teve nenhuma mudança e a vida seguiu, até que na semana passada começou tudo aquilo.
O Gabriel sempre foi um bebê bem tranquilo. Sempre tive a sensação que havia ganho na loteria, afinal, muitas mães reclamavam de varias coisas que seus bebês faziam e que o Gabriel nunca fez. A unica coisa que vivemos e foi complicado com o Gabriel, era a madrugada, pelo menos uma vez a noite ele acordava, gritava muito, chorava e voltava a dormir como se nada tivesse acontecido. Não foram noites tranquilas, durou até quase o Joaquim nascer, foi diagnosticado como Terror Noturno! Só isso. Mas de qualquer forma, o Joaquim é um bebê bem do tradicional, poe tudo na boca, chora muito, só quer colo, ama uma teta, quer atenção e enfim, passa por todas as crises e saltos de desenvolvimentos que um bebê pode passar. 
Acreditava eu, pobre mãe iludida, que passaria ilesa da tal crise da angustia da separação, pois é, não sai e como ainda vivo, venho dizer que não esta sendo fácil! 
São noites péssimas e chororô demais. O Joaquim dorme mal, muito mal, não pode me ver que chora e quer colo e as vezes ele me quer tanto que estar no meu colo com a minha atenção totalmente voltada a ele, não basta, ele quer mais! 
As noites tem sido interrompidas por choros e gritos ardidos, muito colo, peito, rejeição do peito, braveza, se joga do colo, empurra, não quer nada, dormir colado comigo, capotar, dormir e acordar de manhã revigorado como em uma noite tranquila de sono, enquanto nós estamos podres! 
Os dias tem sido de um bebê que só quer chão, explorar a casa, o quintal, o gato, quer comer absolutamente tudo que vê a gente comer, quer viver mas se me ver já era, me quer, não posso sair de vista e se por um acaso sair é choro e mais choro. Chega se jogar no chão e bater a cabeça. Eu já disse que ele só tem nove meses? 
Pois bem, a verdade é que estamos usando aquele famoso mantra "vai passar" e que passe logo! 
Obviamente eu relaciono a intensidade de toda a situação com o fato de que eu fico o dia fora mas não são tantas horas assim mas acredito que para um bebê pequeno é bastante tempo, são por volta de sete horas fora, levando em consideração que pela manhã quando eu saio na maioria dos dias ele está dormindo ou acabou de acordar. A angustia da separação em alguns bebês é muito mais intensa do que em outros e pode durar por algumas semanas ou mês, estou exausta, não sei nem como estou levantando todo dia de tanto sono, faz exatamente cinco dias que não dormimos mais do que duas ou três horas sem interrupção. Mas eu sei que logo isso vai passar e outras coisas mais difíceis vão chegar ou não. A real é que eu só queria deixar registrado esse momento e desabafar.

Como ficar brava com uma carinha linda dessa?



2 comentários:

  1. Vc disse uma coisa verdadeira: memória de mãe e uma breve lembrança. Kkkkkk vai passar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vc disse uma coisa verdadeira: memória de mãe e uma breve lembrança. Kkkkkk vai passar!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!